INSS

Aposentadoria Por Idade: novas regras e simulação

Recentemente aposentadoria por idade passou por algumas mudanças e para entender as novas regras preparamos um post completo sobre esse beneficio que milhares de pessoas fazem requerimento todos os anos, entenda como funciona aposentadoria por idade quando dar entrada no beneficio.

aposentadoria por idade 600x357 - Aposentadoria Por Idade: novas regras e simulação

Os contribuintes pagam a previdência social para que um dia possam se aposentar com o passar dos anos e para ter direito a aposentadoria por tempo de serviço é preciso ter cumprido alguns requisitos necessários, confira mais detalhes a seguir.

Como Funciona Aposentadoria INSS por Idade

Aposentadoria por idade é um beneficio dado a pessoas que atingiram a idade minima juntamente com o tempo de serviço, recentemente passou por novas regras que mudam um pouco as regras.

Pois é justo ter anos de contribuição com a previdência a pessoa envelhece e precisa ter algum rendimento para se manter financeiramente e pagar as contas, veja como funciona.

Idade minima para dar entrada na aposentadoria

Veja como funciona aposentadoria por idade de acordo com a previdência social onde é exigido um tempo minimo de contribuições que é de 180 contribuições e também a idade minima para dar entrada no beneficio.

  • 65 anos para homem;
  • 60 anos para mulher.
  • aposentadoria por idade 2 600x292 - Aposentadoria Por Idade: novas regras e simulação

    Existe ainda uma condição especial de idade reduzida em 5 anos para:

  • Agricultor familiar;
  • Pescador artesanal;
  • Indígena.
  • Novas regras para aposentadoria por idade

    O governo federal para não atingir as pessoas prestes a se aposentar atualizou as novas regras progressivamente com o passar dos anos as pessoas vão ter que trabalhar e contribuir por mais tempo com a previdência a chamada regra 85/95 que já esta valendo atualmente.

    Veja como fica de cordo com a abela abaixo que explica.

    novas regras de aposentadoria 600x346 - Aposentadoria Por Idade: novas regras e simulação

    A regra dos 85/95 é a soma dos anos trabalhados mais a idade que a pessoa possua atualmente, somando se atingir o total de pontos poderá pedir seu beneficio.

    Exemplo: Mulher
    Ana tem 55 anos de idade e 30 anos de contribuição somando 55 + 30 = 85 anos então Ana já tem o tempo necessário para se aposentar de acordo com as novas regras.

    Exemplo: Homem

    João tem 55 anos e 35 anos de contribuição somando 55 + 35 = 90 anos, então joão ja pode se aposentar com as novas regras.

    Como você pode notar na tabela as novas regras aumentam o tempo progressivamente em que o contribuinte vai ter que contribuir por mais tempo, tendo que se aposentar mais tarde, essa medida de acordo com o governo vai economizar alguns bilhões para a previdência em 10 anos.

    Como solicitar aposentadoria por Idade?

    O pedido de aposentadoria por idade ja pode ser feito pela internet, veja abaixo como proceder.

  • Acesse o site do INSS https://www.inss.gov.br/beneficios/aposentadoria-por-idade/;
  • Clique em solicitar;
  • Informe o seu nome;
  • Informe o CPF;
  • Informe a Data de Nascimento;
  • Marque a opção Não sou um robô.
  • solicitar aposentadoria por idade 600x349 - Aposentadoria Por Idade: novas regras e simulação

    Agora preencha seus dados como informa a imagem abaixo.

    cadastro para beneficio 600x344 - Aposentadoria Por Idade: novas regras e simulação
    Para fazer o pedido de aposentadoria por idade é necessário apresentar alguns documentos necessários para comprovação de idade e anos de contribuição, veja abaixo a lista de documentos exigidos pelo sistema.

  • Documento de identificação válido e oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
  • Segurado especial: deve apresentar os documentos que comprovem esta situação, como a declaração do sindicato, contratos de arrendamento, documentos da época em que conste a sua ocupação.
  • Você pode dar entrada também pelo modo tradicional por meio de agendamento através do site https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/agendamento/ onde deverá escolher o dia e horário e a unidade em que irá comparecer com todos os documentos necessários para conseguir o beneficio.

    Simulação aposentadoria INSS

    Muitas pessoas preferem fazer o calculo por meio de simulação, conhecida como Calculadora do INSS em que o segurado preenche algumas informações e depois vê o resultado da soma da calculadora.

    Saiba que para ter acesso a ferramenta é preciso fazer login na pagina https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/ após isso será necessário preencher algumas informações sobre o tempo de serviço entre outros.

    simulacao tempo contribuicao 600x279 - Aposentadoria Por Idade: novas regras e simulação

    Depois será exibido o resultado na tela de acordo com as informações colocada na calculadora, somando a idade para sua aposentadoria por tempo de serviço.

    Contato Aposentadoria INSS

    Para buscar mais informações o INSS conta com uma central telefônica para melhor atender seus associados em que poderá ligar no telefone 135, o horário de atendimento é das 7h às 22h de segunda a sábado.

    5 (100%) 1 vote[s]

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *