Aposentadoria proporcional: regras de transição e calculo

Aposentadoria proporcional é aquela que o trabalhador faz jus ao beneficio pelo tempo minimo de serviço trabalhando grande parte da sua vida contribuindo com a previdência social, vamos explicar como funciona a aposentadoria proporcional por tempo de serviço, fique sabendo todas as regras abaixo para conseguir a sua.

Diferença entre aposentadoria proporcional e integral

Muita gente pensa que aposentadoria proporcional e a integral são as mesmas mais existe uma pequena diferença entre elas.

A diferença entre ambas é que a proporcional o trabalhador faz o pedido da sua aposentadoria proporcional um pouco antes, os especialistas chamam de antecipação.

aposentadoria proporcional 600x352 - Aposentadoria proporcional: regras de transição e calculo

Em 1998 surgiu a emenda constitucional que criando o fator previdenciário que permitiu que muitas coisas pelas leis trabalhistas vamos falar sobre o fator previdenciário no próximo tópico.

Como funciona o fator previdenciário?

A fator previdenciário surgiu para como uma medida de calculo da aposentadoria por tempo de serviço, sendo calculado nos dois maiores salários durante todo tempo de contribuição feito por cada pessoa.

Para que também pudesse equilibrar os gastos da previdência social, claro que existem outros fatores para esse calculo definindo o valor da sua aposentadoria proporcional vamos ver abaixo.
Salario minimo 2020
Aposentadoria rural
A idade do contribuinte é um fator de calculo com a expectativa de vida, assim a previdência consegue equilibrar as contas;
O contribuinte também terá que que cumprir todos os requisitos exigidos para ter seu beneficio liberado como tempo minimo de serviço, idade minima e outras coisas.

aposentadoria inss 600x364 - Aposentadoria proporcional: regras de transição e calculo

Se o trabalhador iniciou sua contribuição previdenciária antes da data limite e cumpriu todas as regras terá direito a sua aposentadoria proporcional, de acordo com as regras de transição.

Quem tem direito a aposentadoria proporcional

Agora que entendemos como funciona o calculo para ter aposentadoria proporcional, vamos ver todos os requisitos para conseguir este beneficio, assim você saberá exatamente como fazer o calculo para ter seu beneficio liberado pelo INSS.

Sabemos que as regras de transição mudaram recentemente, para conseguir seu beneficio existe uma idade minima para dar entrada, se homem tem que ter 53 anos e mulher 48 anos como idade minima ” não existe tempo minimo nas regras originais”;
Pelas novas regras de transcrição é necessário fazer um calculo para se aposentar já nas regras originais o calculo não existe como podemos ver abaixo nas regras originais.
Homens: obrigados a ter no minimo 30 anos de contribuição;
Mulheres: obrigados a ter no minimo 25 anos de contribuição;

apoentadoria salario 600x314 - Aposentadoria proporcional: regras de transição e calculo

De acordo com as regras de transcrição pega 40% do tempo de contribuição previdenciária, agregando esse valor a soma de idade de cada pessoa se homem ou mulher como mostrado acima.

Tendo cumprido essas regras o trabalhador pode juntar todos os documentos para comprovar idade e tempo de serviço e procurar uma agencia do INSS para dar entrada na sua aposentadoria.

Existe um simulador de aposentadoria no site do INSS para que o trabalhador possa usar ara saber se já pode dar entrada no seu beneficio, basta acessar o site o simulador se encontra na primeira pagina.

Calculo da aposentadoria proporcional

Muitos trabalhadores tem duvida de como é feito o calculo para ter direito a aposentadoria proporcional tem que se deslocar até o INSS para fazer esse calculo e muitas vezes falta alguma coisa como tempo, vamos ensinar como é feito o calculo para você poder fazer em casa.

Para efeitos de calculo pega se os maiores salários que o trabalhador recebeu depois de 1994 e multiplica pelo fator previdenciário, vamos dar um exemplo de como é feito o calculo logo abaixo.

calculo aposentadoria 600x329 - Aposentadoria proporcional: regras de transição e calculo

Calcule o tempo que falta para ter direito para se aposentar vamos pegar a data de 16 de dezembro de 1998;
É necessário também ter o tempo minimo de contribuição 30 anos para mulheres e 25 anos para mulheres;
Agora vamos pegar 40% o fator de contribuição e obter o resultado;
Agora faça a soma com o 40% do fator previdenciário com a idade de cada se homem ou para mulher e obterá o resultado como mostra a imagem abaixo.

Lembrando que para aposentadoria proporcional o valor de salários é de 70% e para aposentadoria integral o valor vai subindo a cada ano somando 5% a cada ano de trabalho até tingir os 100% no total.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *