Auxilio Doença INSS: Perícia, Afastamento, Como Funciona?

Detalhes de como receber o auxílio doença INSS, um dos benefícios mais requisitados pelos contribuintes, pois nunca sabemos quando podemos ficar doente e ter um beneficio para nos apoiar financeiramente nessa hora é essencial, saiba quem tem direito a receber o auxilio doença INSS e como dar entrada.

Auxilio Doença INSS 600x311 - Auxilio Doença INSS: Perícia, Afastamento, Como Funciona?

Para trabalhadores que não podem exercer suas funções de trabalho por causa de alguma incapacidade física e mental, para esses associados podem requerer o auxilio doença mais para isso tem que preencher os requisitos necessários.

Entenda o Auxilio doença INSS

Para dar entrada no auxílio doença INSS é necessário comprovar incapacidade de trabalho por meio de pericia medica com medico do sistema, pois o associado que tem uma doença ou mesmo acidente grave que não possa trabalhar por um certo período.

inss sistema 600x379 - Auxilio Doença INSS: Perícia, Afastamento, Como Funciona?

A empresa deverá pagar 15 dias de afastamento do trabalho, só ai depois desse período dar entrada no INSS para começar a receber o beneficio, claro que para isso é preciso estar dentro das regras do beneficio.

EMPREGADA DOMÉSTICA INSS
Agendamento INSS

Primeiro o associado terá que pedir o auxilio doença com o tempo em que o medico perceba que o contribuinte não poderá ter mais capacidade de trabalho poderá pedir a aposentadoria por invalidez com o passar do tempo.

Como solicitar auxilio doença INSS

Para solicitar o auxilio doença INSS primeiro passo é fazer o agendamento para a unidade de sua preferencia para uma visita posterior, escolhendo a unidade, dia e horário no agendamento, veja abaixo como proceder.

  • Acesse o site da Previdência Social clicando na pagina https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/agendamento/inicio.view#sabiweb;
  • Informe os caracteres apresentados na imagem;
  • Clique em “Confirmar”.
  • benecicio de incapacidade 600x239 - Auxilio Doença INSS: Perícia, Afastamento, Como Funciona?

    Você deverá preencher um formulário online onde será gerado um numero de requerimento para o beneficio, você deverá comparecer na unidade no horário agendado e deverá levar a documentação da doença como exames entre outros de incapacidade ao trabalho, para apresentar ao medico do INSS.

    requerimento auxilio doenca 413x400 - Auxilio Doença INSS: Perícia, Afastamento, Como Funciona?

    O associado deverá passar por pericia com o medico, passando por analise onde será constado a incapacidade podendo ser aprovado para receber o auxilio doença.

    A pericia não é nada mais além de exames e analise que comprove incapacidade para suas atividades de trabalho, depois disso poderá ser solicitado o beneficio por certo tempo até que fique bom ou tenha capacidade de trabalho, mais só o medico vai dizer quanto tempo você ficará afastado do trabalho.

    Afastamento pelo auxílio doença INSS

    Somente o medico poderá dizer quanto tempo você poderá ficar afastado do trabalho para recuperação nesse tempo vai ficar recebendo o beneficio do auxilio doença INSS, poderá se estender por meses ou até anos.

    pedido Auxilio Doença INSS 600x320 - Auxilio Doença INSS: Perícia, Afastamento, Como Funciona?

    Algumas vezes quando o medico percebe que as chances de cura são poucas e o paciente não vai ter mais condições de exercer suas atividades de trabalho poderá encaminhar para aposentadoria por invalidez.

    Muitos contribuintes antes de receber o beneficio não sabem qual o valor do beneficio a receber, pois esse valor é de um salario minimo atualizado anualmente.

    Contato Previdência Social

    Para maiores informações sobre o auxilio doença INSS você pode ligar para falar coma tendente especializado em assuntos previdenciários, talvez seja necessário esperar um pouquinho até que um atendente esteja disponível pelo numero de requisições dos contribuintes.

  • Telefone INSS: 135
  • 5 (100%) 1 vote[s]

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *