Aviso prévio trabalhado: calculo trabalhista

Como é feito aviso prévio trabalhado muita gente tem duvida de como fazer o calculo para o fim da rescisão vamos falar de direitos e deveres que ambas as partes empregado e trabalhador tem que cumprir em se tratando do aviso prévio trabalhado explicando como é feito o desligamento da empresa e o prazo para o empregador realizar o pagamento.

O que é aviso prévio trabalhado

Depois de passar o período de experiencia que é em torno de 90 dias todo trabalhador tem que passar pelo aviso prévio trabalhado ou indenizado que são em torno de 30 dias sendo obrigatório.

O aviso prévio trabalhado é quando o funcionário depois que assina a ordem de desligamento ou seja é uma viso de 30 dias corridos de rescisão do contrato trabalhista, que suas obrigações junto a empresa não serão mais utilizada.

aviso previo 1 600x337 - Aviso prévio trabalhado: calculo trabalhista

Este documento pode ser requerido pelo trabalhador ou pelo empregador, pois o empregado pode solicitar a saída da empresa por algum motivo como partir do empregador que não utilizará mais o serviço do empregado junto a sua empresa.

Como funciona o aviso prévio trabalhado?

O aviso prévio trabalhado funciona igual a uma carta preparada pelo empregador avisando que depois de 30 dias o empregado será desligado da empresa ou seja não serão mais utilizados seus serviços.

Esses 30 dias permite que nesse período o empregado possa achar outro emprego ou o patrão outro funcionário dependendo de quem partir a ordem do aviso prévio.

trabalho carteira assinada 600x366 - Aviso prévio trabalhado: calculo trabalhista

No modelo deste documento constarão algumas informações como nome completo do trabalhador e o numero da carteira de trabalho (CTPS) existem alguns modelos na internet prontos para serem baixados se quiser basta pesquisar.

Existe uma diferença de horas trabalhadas quando este documento parte do empregador ou do trabalhador vamos explicar.

Quando o aviso prévio trabalhado é requisitado pelo empregador o funcionário tem direito redução de 2 horas de trabalho podendo também trabalhar as 8 horas completas e ao final de 30 dias ter direito redução de 7 dias e antecipação da saída da empresa.

calculo dias aviso previo 565x400 - Aviso prévio trabalhado: calculo trabalhista

E quando solicitada pelo empregado este continua trabalhando as 8 horas normais, até que vença o prazo dos 30 dias.

Modelos prontos de aviso prévio

Como dissemos anteriormente na internet se encontra dezenas de modelos de aviso prévio trabalhado ou indenizado para que possa ser feito com rapidez e economizar tempo.

Um lembrete importante funcionários com mais de 1 ano de trabalho é obrigatório o aviso prévio, acrescentando 3 dias para cada ano trabalhado até atingir um total de 90 dias de aviso.

Para preencher o aviso as informações necessárias são nome completo do funcionário e numero da carteira de trabalho.

Calculo de aviso prévio trabalhado

O calculo do aviso prévio trabalhado é bem simples de ser calculado basta prestar atenção no tempo de trabalho do funcionário na empresa.

Com no minimo um ano para 30 dias de aviso depois de um ano acrescenta 3 dias de aviso para cada ano de trabalho.

dias aviso previo 426x400 - Aviso prévio trabalhado: calculo trabalhista

O calculo de viso deverá ser o maior salario recebido no ultimo ano contando horas extras, e outras gratificações, estes rendimentos fazem parte do maior salario recebido no ultimo ano no minimo a ser recebido nesse 30 dias de aviso prévio.

Aviso prévio indenizado como funciona

Aviso prévio indenizado é aquele em que não ha aviso de antecedência para cumprir 30 dias de trabalho para encerrar suas atividades trabalhistas.

No caso o empregador deverá indenizar o empregado no valor correspondente a 30 dias de trabalho sem que o mesmo precise cumprir esse período de trabalho.

Se o pedido de dispensa de trabalho partir do empregado e este por algum motivo não quiser prestar período de trabalho o empregador poderá descontar o valor do prazo de aviso prévio dos direitos de rescisão.

Muitas vezes há um acordo entra patrão e empregado aos direitos trabalhistas, sendo obrigatório o aviso prévio trabalhado ou indenizado no prazo superior a 1 ano de serviço, também a apresentação de um promotor ou sindicato para fazer o acerto de direitos trabalhistas.

Espero que tenha sanado todas as suas duvidas a aviso de rescisão de contrato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *