INSS Autônomo: Como Pagar? Valor, Tabela, Guia

Para pagar o INSS Autônomo é importante entender como funciona previdência e suas porcentagens do valor a ser pago, saiba como recolher a guia de pagamento e como pagar o INSS atrasado, muitas duvidas sobre o INSS Autônomo você vai ficar sabendo durante o post que preparamos sobre esse assunto.

relações publicas 600x306 - INSS Autônomo: Como Pagar? Valor, Tabela, Guia

Para ter direito a alguns benefícios é preciso estar em dia com a previdência, veja como pagar o INSS Autônomo e estar segurado e ter direito a vários benefícios da previdência.

Entenda o INSS

O INSS é um órgão do governo federal afim de administrar o sistema de contribuições dos milhares de associados como também liberar o pagamento de beneficio a quem precisa, para isso conta com vários benéficos cada um funciona de uma forma diferente.

  • Aposentadoria;
  • Licença maternidade;
  • Entre outros benefícios de trabalhadores que contribuem com a Previdência Social.
  • Muitos trabalhadores trabalham informalmente sem contribuir com a previdência, assim não tem direito nenhum em caso de ficar doente ou mesmo sofrer acidente, contribuindo com o INSS você tem direito de estar segurado para receber quando mais precisar.

    beneficios inss 1 600x284 - INSS Autônomo: Como Pagar? Valor, Tabela, Guia

    Mesmo INSS Autônomo pode contribuir com o sistema e ter direito a vários benefícios veja abaixo alguns.

  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Reabilitação profissional;
  • 13º salário.
  • Esses e outros são mantidos para que os associados possam requerer o pagamento, para ver todos os benefícios do sistema o INSS conta com uma pagina explicativa de cada um deles.

    INSS Autônomo Como Funciona

    Existem diversas categoria de associados podendo fazer sua contribuição pela Tabela INSS Autônomo, o mais comum é para aquelas pessoas que trabalham com carteira assinada em que a contribuição ja é descontada em folha, mais tem aqueles trabalhadores que não tem vinculo empregatício.

    trabalho autonomo 583x400 - INSS Autônomo: Como Pagar? Valor, Tabela, Guia

    Para pessoas que trabalham re recebem apenas por trabalho realizado é possível recolher sua contribuição por meio da categoria INSS Autônomo garantindo certos direitos, pois alias nunca sabe quando pode precisar de algum auxilio previdenciário.

    MEU INSS
    Extrato INSS

    Para estar dentro da categoria de INSS Autônomo precisa estar dentro da categoria de trabalho veja abaixo como funciona.

  • O contribuinte deve trabalha por conta própria;
  • O contribuinte não pode possuir vínculo empregatício por contrato ou carteira assinada.
  • trabalhador autonomo 600x326 - INSS Autônomo: Como Pagar? Valor, Tabela, Guia

    Próximo passo é descobrir como recolher a guia de contribuição.

    Como pagar o INSS Autônomo

    Primeiro passo para estar cadastrado na previdência social no INSS Autônomo você tem que estar cadastrado no PIS (Programa de Integração Social) se ainda não possui acesse a pagina e faça seu cadastro

    https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml

    Preencha todas as informações que se pede antes de enviar e finalizar o processo.

    cadastro cnis 515x400 - INSS Autônomo: Como Pagar? Valor, Tabela, Guia

    Quando acabar deverá preencher a GPS (Guia da Previdência Social) acesso a pagina onde deverá clicar no link e preEncher todas as informações.

    https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/calculo-da-guia-da-previdencia-social-gps/

    cadastro sal 600x356 - INSS Autônomo: Como Pagar? Valor, Tabela, Guia

    Ao final do cadastro será gerado um guia para pagamento onde deverá ser feito dentro do prazo, escolhendo a forma de contribuição.

    gps inss 600x331 - INSS Autônomo: Como Pagar? Valor, Tabela, Guia

    As opções de contribuição da tabela do INSS Autônomo são identificadas em códigos, podem ser feito de 2 formas, veja abaixo

    Código 1007 – Contribuinte Individual: para essa categoria é cobrada uma taxa de porcentagem de 20% sobre o rendimento do trabalho realizado, nessa opção você tem direito às pensões do INSS e aposentadoria por idade ou tempo de serviço, é preciso informar o código acima para contribuir nessa categoria.

    Código 1163 – Contribuinte Individual: Nessa outra forma a alíquota de contribuição é 11% do salário mínimo, porcentagem um pouco menor mais o valor da aposentadoria para o trabalhador nessa categoria é um pouco menor a aposentadoria será apenas por idade no valor de 1 salário mínimo.

    passos paa pagar inss autonomo 400x400 - INSS Autônomo: Como Pagar? Valor, Tabela, Guia

    Tabela INSS Autônomo

    Para saber o valor da contribuição é necessário estar por dentro da Tabela INSS Autônomo sobre o valor da alíquota a ser cobrado pelos rendimento de cada trabalhador, veja abaixo a tabela atualizada.

    4.5 (90%) 2 vote[s]

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *