INSS

INSS em atraso: Cálculo (SAL), Como pagar, Multa

Saiba como regularizar o INSS em atraso e voltar a ser segurado do sistema e ter direito a vários benefícios inclusive aposentadoria, pois é preciso regularizar prestações com INSS em atraso, se ainda não sabe como fazer continue acompanhando.

calculadora inss 600x340 - INSS em atraso: Cálculo (SAL), Como pagar, Multa

Por o INSS em dia não é tão simples pois precisa recalcular o SAL para saber o valor exato com os acréscimos, preparamos um post inteirinho para explicar como funciona o calculo do INSS em atraso.

O que é INSS?

O INSS é Instituto Nacional do Seguro Social é um órgão de previdência social em que milhares de brasileiros se associam pagando uma pequena contribuição para fazer parte do sistema e ter direito aos benefícios oferecidos pelo sistema.

Um beneficio muito almejado pelos brasileiros é aposentadoria, pois um dia todos ficam velhos e precisam ter uma remuneração, mais mais para isso é preciso preencher alguns requisitos e cumprir um numero minimo de prestações com o sistema.

inss sistema 600x379 - INSS em atraso: Cálculo (SAL), Como pagar, Multa

O INSS conta com uma pagina explicativa com todos os benefícios e requisitos de cada um exige para ser solicitado, estando com o INSS em atraso o associados não tem direito a alguns benefícios, por isso é importante colocar em dia as contribuições.

  • Abaixo veja alguns benefícios oferecidos pelo sistema;
  • Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição do professor;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença INSS;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Salário-família;
  • Salário-maternidade.
  • Cálculo (SAL) Para INSS em Atraso

    Para as categorias de Contribuinte Individual, Facultativo, Segurado Especial e Empregado Doméstico pode ser feito o calculo pelo (SAL) cálculo por meio do Sistema de Acréscimos Legais, não se preocupe que não é difícil de fazer.

    Vamos também descrever os passos que ajudarão a fazer o calculo para sua contribuição e voltar a estar segurado pelo INSS, primeiro passo é acessar o link do site da receita federal e depois siga os passos abaixo.

    Acesse o site do Sistema de Acréscimos Legais clicando aqui;
    No menu superior clique em ‘Módulos’;
    Selecione o módulo no qual você se enquadra;
    Agora informe o NIT/PIS/PASEP;
    Insira os Caracteres de Segurança;
    Clique em ‘Confirmar’.

    sistema de calculo SAL 600x233 - INSS em atraso: Cálculo (SAL), Como pagar, Multa

    Se preferir pode imprimir e guardar uma folha em papel.

    calculo de contribuições 600x182 - INSS em atraso: Cálculo (SAL), Como pagar, Multa

    Multa e Juros devido ao INSS em atraso

    O ruim de deixar o INSS em atraso é que o contribuinte para por as contribuições em dia terá que pagar multa e juros pelo atraso,s e ainda não sabe calcular para obter o valor a ser pago veja abaixo as porcentagens cobradas.

    INSS atrasado 600x320 - INSS em atraso: Cálculo (SAL), Como pagar, Multa

    Juros: Os juros cobrados obedecem o Sistema Especial de Liquidação e Custódia – SELIC, também é importante saber contar o prazo que começa a ser cobrado os juros, que começa um dia depois do vencimento indo até o dia anterior do próximo pagamento fechando o mês para calculo, a porcentagem cobrada é 1% (um por cento) no mês do pagamento.

    Multa: O contribuinte terá que pagar mais o valor da multa a ser calculada pela porcentagem de taxa de 0,33% (trinta e três centésimos por cento), por dia de atraso, para data a contar o valor é um dia depois do vencimento até um dia do próximo pagamento, a multa é contada até totalizar 20% (vinte por cento) onde fica nessa porcentagem de limite no máximo a ser cobrado do valor.

    Contato INSS

    Para eventuais duvidas ligadas a serviços e benefícios do INSS, que mantem uma central telefônica para os associados para falar com os atendentes.

  • Telefone INSS: 135
  • 5 (100%) 1 vote[s]

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *